Atualização dos custos operacionais (valores do quilômetro rodado 2021)

24 de novembro de 2021

A Diretoria de Logística (DLO) informa sobre a alteração dos custos operacionais (custos do quilômetro rodado) dos veículos da frota oficial, aprovada através do Processo SEI nº 23114.905972/2021-43. Os parâmetros para o cálculo do novo valor incluíram custos com manutenções, combustíveis, limpeza, motoristas e diárias. A idade da frota também foi fator preponderante, haja vista que veículos mais antigos refletem em custos com manutenções e combustíveis mais elevados. Alguns valores ficaram mais baixos se comparados com os valores antigos (atualização feita em 2017), pois veículos mais novos, utilizados para viagem, possuem menores gastos com manutenções e combustíveis. Entretanto, os veículos de uso interno, de maior uso e idade, tiveram aumento no valor.

Além disso, nesta nova atualização, foi implementada uma novidade: valores diferenciados para veículo com motorista da DTR (Motorista do quadro e terceirizado) e veículo sem motorista (para servidores credenciados que desejam conduzir o veículo, para execução dos serviços institucionais). A opção sem motorista é considerada viável para os setores com orçamento reduzido e possibilita a racionalização dos recursos financeiros. A escolha entre as duas opções é feita diretamente no Sistema de Requisição de Transporte (Siscore), que apresenta uma lista dos servidores credenciados pela Pró-Reitoria de Administração (PAD). Para mais informações sobre o credenciamento de condutores, este site apresenta o menu “Serviços” > “Credenciamento de Motoristas“.

A tabela com os novos valores pode ser visualizada abaixo:

Em caso de dúvidas, o ramal da DLO 1573 pode ser utilizado.