Credenciamento de Motoristas

O Credenciamento de Motoristas trata da autorização para conduzir veículos oficiais. Os servidores da UFV, no interesse da instituição e no exercício de suas próprias atribuições, poderão dirigir veículos oficiais, compatíveis com a categoria da Carteira Nacional de Habilitação e devidamente autorizados pela Pró-Reitoria de Administração (PAD).

 

A partir de 2022, a solicitação de credenciamento deverá ser feita pelo SEI – Sistema Eletrônico de Informações (https://www.sei.ufv.br/), com antecedência de 5 (cinco) dias úteis, conforme orientações abaixo:

 

1. Iniciar Processo tipo “AD10 – Credenciamento de Motorista”. Abrir um processo distinto para cada servidor ou terceirizado.

 

2. No campo “Especificação”: inserir o nome do servidor ou terceirizado que será credenciado;

 

3. No campo “Interessados”: inserir o nome do servidor ou terceirizado que será credenciado;

 

4.  Documentos obrigatórios para inclusão no processo:

 

Para Credenciamento de Servidor: inserir formulário “PAD – Credenciamento de Motorista“, disponível no SEI. Preencher e solicitar assinaturas requeridas (servidor que será credenciado e responsável pelo órgão). As assinaturas serão no próprio SEI.

 

Inserir cópia legível da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e enviar o processo para a unidade “DLO-CredeciamentodeMotorista”.

 

Para Credenciamento de Terceirizado: inserir o formulário de credenciamento disponível abaixo (escolha a versão de acordo com o seu sistema operacional). Preencher, solicitar assinaturas requeridas (terceirizado que será credenciado e responsável pelo órgão que o terceirizado está alocado), digitalizar e anexar no processo SEI.

 

Inserir cópia legível da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e enviar o processo para a unidade “DLO-CredeciamentodeMotorista”.

 

ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE CREDENCIAMENTO

 

O preenchimento do formulário deverá seguir as orientações abaixo:

 

1. CREDENCIAMENTO: Marcar a opção PRIMEIRO CREDENCIAMENTO para novos credenciamentos ou RENOVAÇÃO quando o condutor já possuir o credenciamento e se tratar de uma renovação;

 

Para novos credenciados, após a autorização do credenciamento pela PAD, será necessário o cadastro dos cartões de abastecimento e rastreamento, realizado pela Divisão de Operações de Transporte (DTR). O condutor credenciado deverá comparecer à secretaria da DTR para tal procedimento, sem o qual o veículo não poderá ser conduzido.

 

2. ORGÃO: Informar a SIGLA e NOME do Departamento, Diretoria ou Divisão;

 

3. RESPONSÁVEL: Informar o nome do CHEFE DO DEPARTAMENTO, DIRETORIA OU DIVISÃO. O nome a ser informado neste campo será sempre o superior hierárquico imediato ao servidor a ser credenciado.

 

No caso de credenciamento do próprio CHEFE, DIRETOR ou PRÓ REITOR, assinatura do responsável deverá ser do superior hierárquico imediato.

 

Exemplo: Se o candidato a credenciamento for o PRÓ REITOR, a assinatura do responsável deverá ser do REITOR.

 

Na hipótese de substituição de chefia, a assinatura do substituto deverá seguir da portaria de substituição, a ser anexada juntamente com o formulário do credenciamento.

 

4. NOME COMPLETO: Informar o nome completo do servidor ou terceirizado que será credenciado.

 

5. MATRÍCULA/UFV: Inserir o número da matrícula UFV em caso de servidor.

 

6. EMPRESA: Em caso de terceirizado, incluir o nome da empresa a que o funcionário pertence.

 

7. Nº DA CNH: Incluir o número da Carteira Nacional de Habilitação.

 

8. TELEFONE: Inserir o contato do servidor ou terceirizado.

 

9. PERÍODO DO CREDENCIAMENTO: Inserir o período do credenciamento (máximo 1 ano ou vencimento da CNH se ocorrer primeiro).

 

10. JUSTIFICATIVA: Informar a justificativa da solicitação do credenciamento.

Exemplo 1: Para credenciamentos temporários – Viagem a Belo Horizonte no dia XXXX para participar de Congresso YYYY.

Exemplo 2: Para credenciamentos contínuos – Condução dos veículos da frota da UFV, dentro do Campus Viçosa, para atender o deslocamento de servidores na fiscalização de obras;

 

Concluído o preenchimento e assinaturas do formulário, e a inclusão da cópia legível da CNH, o processo deverá ser enviado para a unidade “DLO-CredeciamentodeMotorista”.

 

A DLO analisará a documentação no processo e se de acordo, enviará para análise da PAD. Após autorização ou não da PAD, o processo será remetido à DLO, que encaminhará à unidade solicitante para conhecimento, acompanhamento e conclusão. Para solicitar a renovação do credenciamento, deverá ser utilizado o mesmo número de processo no SEI.

 

Em caso de dúvidas, utilize o ramal 1570.